Em setembro de 1915, a Texaco começou a operar no Brasil através de decreto assinado pelo então presidente da República Wenceslau Brás, que autorizou a The Texas Company (South America) Ltda. a se instalar no país. Ao longo dos anos, a empresa fez investimentos importantes para consolidar a marca Texaco, seguindo os passos do desenvolvimento socioeconômico do país.
Desde a chegada da indústria automobilística ao país, em 1950, até o estabelecimento das mais importantes montadoras internacionais, a marca Texaco acompanhou a expansão desse segmento industrial, buscando formas para crescer e ampliar sua participação no mercado brasileiro. Foi ainda com o nome Texaco que ela se tornou a primeira empresa a instalar tanques, bombas e equipamentos de lubrificação nas montadoras instaladas no Brasil.
Em junho de 2005, a Texaco Brasil teve sua razão social alterada para Chevron Brasil Ltda. Isto ocorreu porque, em outubro de 2002, houve a fusão das empresas Chevron Corporation e Texaco Inc., dando início à ChevronTexaco Corporation, segunda maior empresa de energia com sede nos Estados Unidos. Em maio de 2005, a empresa passou a se chamar Chevron Corporation. Mesmo com tantas mudanças, a marca Texaco continuou existindo, sendo utilizada na rede de postos, nos combustíveis, lubrificantes e graxas comercializados no Brasil, onde se destacam a linha Ursa para motores diesel e a linha Havoline para motores a gasolina, álcool e GNV. Em novembro de 2008, foi criada a Chevron Brasil Lubrificantes Ltda., em função da separação das atividades de lubrificantes e de distribuição de combustíveis.